quarta-feira, 19 de março de 2014

ESTACIONAMENTO EM RUA DE MÃO ÚNICA


Numa rua de mão única, é proibido estacionar no lado esquerdo da via?


Sem dúvida esta é uma das grandes indagações quando o assunto diz respeito a estacionamento. Veja então o nosso entendimento sobre este tema.

Não existindo placa que regularmente ou proíba o estacionamento, não é proibido o estacionamento do lado esquerdo na via de sentido único (exceto nas rodovias).

Logo, se não tiver sinalização, em uma via de mão única pode-se estacionar de qualquer lado. Se houver sinalização, apenas no lado permitido. 


Vamos analisar o que diz o Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 48. Nas paradas, operações de carga ou descarga e nos estacionamentos, o veículo deverá ser posicionado no sentido do fluxo, paralelo ao bordo da pista de rolamento e junto à guia da calçada (meio-fio), admitidas as exceções devidamente sinalizadas.

Portanto, se não existe sinalização regulamentar proibindo, pode sim estacionar de ambos os lados da via e não poderão ser autuados por estacionamento irregular. Pois, não há nada no CTB que diga que em rua de mão única se deve estacionar do lado direito ou esquerdo.


Mas havendo a presença da placa proibido estacionamento ou da placa de proibido a parada do veículo, é irregular você condutor fazer seu estacionamento.





Nas imagens acima, registram a Rua Nestor Ribeiro, centro da cidade de Jequié-BA, um local que constantemente condutores cometem uma infração de transito, haja vista que, existe 02(duas) placa de sinalização que proíbe o estacionamento de veículos neste local.

Mas, nas vias com mais de uma faixa de trânsito é, pois a faixa da esquerda é destinada para a ultrapassagem e o deslocamento de veículos com maior velocidade, por esse motivo o estacionamento e parada são proibidos.


Art. 29 do CTB. IV– Quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;


Atenção: Lembre-se sempre que a faixa da esquerda é faixa de velocidade, portanto, ao estacionar do lado esquerdo o risco de acidentes para quem entre pela porta do passageiro é grande. 


Vejam também:

Art. 49 do CTB.

O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via.

Parágrafo único. O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor.


Contudo, lembre-se do CAPÍTULO VII- DA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO, no Art. 89 que fala das ordens de prevalência da sinalização.


Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

I – as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

II – as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

III – as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

A sinalização prevalece sobre as normas gerais de trânsito. (e as ordens do agente prevalecem sobre as duas). 

Confira os incisos do artigo 181 do CTB que determinam os locais onde é proibido estacionar.

Portanto amigos, em suma não vejo nenhum impedimento legal, salvo sinalização em contrário que possa eventualmente existir.

Professor Xavier 



segunda-feira, 17 de março de 2014

RESOLUÇÃO Nº 474





RESOLUÇÃO Nº 474, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2013


Altera o Anexo XV da Resolução nº 425 de 27 de novembro de 2012, do CONTRAN, que dispõe sobre o exame de aptidão física e mental, a avaliação psicológica e o credenciamento das entidades públicas e privadas de que tratam o art. 147, I e §§ 1º a 4º e o art. 148 do Código de Trânsito Brasileiro.

 RESOLVE:

Art. 1º Excluir a restrição referente ao item V do anexo XV da Resolução CONTRAN nº 425/2012, que passa a vigorar com a seguinte redação:

Veja o que dizia o item V, agora excluído: Obrigatório o uso de capacete de segurança com viseira protetora sem limitação de campo visual.

Atenção: Estes códigos que aqui abaixo estão colocados com letras maiúsculas, estarão sempre no verso de cada CNH, respeitando a capacidade, as limitações  e os exame de aptidão física, mental e avaliação psicológica de cada condutor.



        ANEXO XV RESTRIÇÕES 


CÓDIGO NA CNH 
Obrigatório o uso de lentes corretivas
A
Obrigatório o uso de prótese auditiva
B
Obrigatório o uso de acelerador à esquerda
C
Obrigatório o uso de veículo com transmissão automática
D
Obrigatório o uso de empunhadura/manopla/pômo no volante
E
Obrigatório o uso de veículo com direção hidráulica
F
Obrigatório o uso de veículo com embreagem manual ou com automação de embreagem ou com transmissão automática
G
Obrigatório o uso de acelerador e freio manual
 H
Obrigatório o uso de adaptação dos comandos de painel ao volante
  I
Obrigatório o uso de adaptação dos comandos de painel para os membros inferiores e/ou outras partes do corpo
  J
Obrigatório o uso de veículo com prolongamento da alavanca de câmbio e/ou almofadas (fixas) de compensação de altura e/ou profundidade
  K
Obrigatório o uso de veículo com prolongadores dos pedais e elevação do assoalho e/ou almofadas fixas de compensação de altura e/ou profundidade
  L
Obrigatório o uso de motocicleta com pedal de câmbio adaptado
 M
Obrigatório o uso de motocicleta com pedal do freio traseiro adaptado
 N
Obrigatório o uso de motocicleta com manopla do freio dianteiro adaptada
 O
Obrigatório o uso de motocicleta com manopla embreagem adaptada
Obrigatório o uso de motocicleta com carro lateral ou triciclo
    Q
Obrigatório o uso de motoneta com carro lateral ou triciclo
    R
Obrigatório o uso de motocicleta com automação de troca de marchas
   S
Vedado dirigir em rodovias e vias de trânsito rápido
   T
Vedado dirigir após o pôr-do-sol
  U
Outras restrições


Professor Xavier
  X




  P






sexta-feira, 14 de março de 2014

Faixas apagadas prejudicam a segurança de pedestres e motoristas em Jequié.


APENAS UM CURRAL!


Faixas apagadas prejudicam a segurança de pedestres e motoristas.


Há tempos ouvia-se dizer que um curral era um cercado para confinar os animais, mantendo-os presos para serem usados por seus donos quando e bem o quisessem. Pois bem, com o passar dos anos parece que o conceito ainda não mudou.

Assim neste processo cognitivo de transferência de significado e expressão linguística, é que se percebe a similitude entre Jequié e o tema supracitado. Uma cidade abandonada e parada que apenas é usada aos interesses de pessoas sem compromisso com seu povo.

Digo isso, porque a cena é comum, o descaso do conhecimento de todos, mas a vergonha e a irresponsabilidade é da prefeitura municipal de Jequié, que nada faz pela segurança dos pedestres e condutores de veículos.

Até quanto teremos que conviver com um desrespeito como esse? Pois, já somos uns dos piores trânsitos da Bahia. Se comentam implantar a tão sonhada zona azul em nossa cidade, por que não pensarmos primeiro em coisas básicas como:

- A substituição dos semáforos;
- O conserto dos danificados;
- A troca das lâmpadas que estão queimadas;
- A mudança das placas que estão irregulares;
-A pintura das faixas de trânsito, com tinta apropriada;
- O uso correto e devido do IPVA, recolhido pelo munícipio.

Como se ver, não estamos fazendo o mínimo e ainda querem que nós acreditemos, eles vão municipalizar o trânsito e fazer funcionara a contento a tão sonhada zona azul.

Vejam as imagens das nossas pistas de rolamento, em diversas ruas e praças da nossa cidade:



 
  















Necessário se faz ser o povo respeitado, valorizado e atendido em seus direitos. Por isso, esse blogger com imparcialidade e com compromisso com os nossos internautas, protestamos, não escondendo a verdade e não se calando.


Veja a legislação do Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 214. Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado:

I – que se encontre na faixa a ele destinada;
II – que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo;
III – portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes:

Infração – gravíssima;
Penalidade – multa.

IV – quando houver iniciado a travessia mesmo que não haja sinalização a ele destinada;
V – que esteja atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo:

Infração – grave;
Penalidade – multa.


MUITA ATENÇÃO AGORA:

Art. 90. Não serão aplicadas as sanções previstas neste Código por inobservância à sinalização quando esta for insuficiente ou incorreta.

§ 1º O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via é responsável pela implantação da sinalização, respondendo pela sua falta, insuficiência ou incorreta colocação.

ALERTA: 

Os pedestres devem ficar atentos quando o assunto for atravessar uma pista de rolamento em um lugar onde a faixa está quase invisível e não oferece nenhuma segurança. Bom é redobrar a sua atenção e os cuidados para perceber se o motorista lhe viu, para que você não sofra um acidente.

 Lembre-se: para evitar acidentes no trânsito,  é primordial VER e ser VISTO.

Professor Xavier



quinta-feira, 6 de março de 2014

Cuide bem dos seus pneus!


Cuide bem dos seus pneus!



Poucas pessoas se lembram, mas trabalhei na oficina (Fazendeira) como mecânico cerca de 15 anos e 5 anos na (Calibras Pneus) como alinhador e balanceador de rodas de veículos. O que mim deu uma larga experiência para atuar como instrutor teórico nos centros de formação de condutores.
Por isso mesmo, trago agora para vocês algumas imagens e relevantes dicas de como cuidar bem dos seus pneus. 

Visto que os hábitos e costumes de cada motorista ao volante têm grande influência no desgaste e na durabilidade dos pneus do seu carro.


Vejam as imagens por mim registradas no centro da nossa cidade:

 


As imagens revelam como os condutores estacionam seus veículos de maneira errada, pois desta maneira o aço localizado na banda de rodagem do pneu se desloca, causando ondulações, instabilidade do veículo,  deslocamento do aço, bolhas no pneu, perda do alinhamento e balanceamento bem como danos na suspensão e em toda estrutura do veiculo, causando com isso também o desalinhamento do volante e maior risco de estouro por impacto, pedras e perfurações.

Desta forma, o correto seria não deixar o pneu encostar no  meio fio, trazendo com isso uma sob carga.


É importante lembrar que não se deve colocar pneus de desenhos diferentes, mesmo que tenham medidas idênticas. Igualmente, não se deve usar pneus maiores ou menores do que a medida original.
Essas práticas podem afetar três pontos importantes em seu veículosegurança, desempenho e conforto – com mais vibração ao rodar, frenagem alterada e menor estabilidade.     
    
Alinhamento e balanceamento são recomendáveis a cada três meses, na troca ou reparo dos pneus ou se o carro apresentar trepidações no volante. Outro fator altamente recomendável é o rodízio dos pneus a cada 5.000 km. Além de prolongar a vida útil dos pneumáticos, essas medidas garantem melhor dirigibilidade e que peças da suspensão não se desgastem prematuramente.

No quadro abaixo, você vai encontrar algumas recomendações úteis para o bom desempenho dos pneus.
         EVITE                                                  POR QUE

Dirigir em alta velocidade.
A alta velocidade propicia um flexionamento excessivo da carcaça, o que provoca um superaquecimento dos pneus, acelerando o desgaste da banda de rodagem.
Fazer curvas em velocidade.
Essa situação força o arrasto dos pneus e origina um desgaste maior na área do ombro.
Freadas ou arrancadas bruscas.
       Essa situação força o arrasto dos pneus e origina um desgaste maior na área do ombro.
Subir ou descer das guias da calçada, em acostamentos ou outros desníveis com severidade (impactos em geral).
Esse hábito pode causar cortes e arrancamentos da banda de rodagem e quebras nos cordonéis da carcaça, resultando em separações e até estouros.
Raspar os pneus no meio-fio.
O atrito violento ou repetido entre o costado do pneu (que é a área de flexionamento e a mais delgada da estrutura do pneu) e o meio-fio pode provocar separações e arrancamentos nessa área.

Não se esqueça de que para um melhor desempenho dos pneus:
*Calibre os pneus sempre frios, semanalmente, de acordo com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo. 
*Não se esqueça do pneu estepe.
·         * Não exceda o limite de peso permitido do veículo.
·        *Efetue check-ups periódicos e reparos em lojas especializadas.
      
      Professor Xavier