quarta-feira, 30 de abril de 2014

A RUA NÃO É A NOSSA CASA!

Quem passa pela Rua Riachuelo, Centro de Jequié, descobre facilmente porque nós temos um dos piores trânsitos da Bahia e porque não do Brasil. É um desrespeito o que estes condutores infratores fazem com os pedestres e com as pessoas com necessidades especiais, que necessitam usar o passeio ou a calçada para se locomoverem.


Pior ainda é a ineficiência e a cegueira dos órgãos responsáveis pela fiscalização de trânsito em nossa cidade. Cadê a (SUTRAN) Superintendência de trânsito do nosso município? Cadê a tão falada zona azul e cadê a Policia Militar?





Na verdade somos todos culpados e coniventes. Aqui não existem santos. Mais uma coisa é certa:

“NADA MUDA A NÃO SER QUE A GENTE FAÇA MUDAR”
FAÇA A SUA PARTE, MESMO QUE EU ESTEJA ERRADO!


CTB- Capítulo XV-

Artigo 181- Estacionar o veículo:

VIII - no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público:

Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - remoção do veículo;


Professor Xavier- O Trânsito só muda quando a gente muda.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

PESQUISA Revisão da Política Nacional de Trânsito



Revisão da Política Nacional de Trânsito - Para o decênio 2015/2024
O Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN, visando definir os objetivos da PNT - Política Nacional de Trânsito para a década de 2015 a 2024, pretende colher informações da sociedade sobre o nível de satisfação quanto às condições no trânsito. Dessa forma foi elaborado um pequeno formulário, com questões básicas, para registrar as suas observações a respeito do trânsito em sua cidade.
Contribua com suas observações respondendo a pesquisa.
Clique aqui para acessaro formulário.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PARAR E ESTACIONAR?



     QUAL A DIFERENÇA ENTRE PARAR E ESTACIONAR?


Este questionamento, não raramente, é dirigido aos agentes da autoridade de trânsito (agentes municipais e policiais). A  resposta é simples, mas para isso é importante relembrar a diferença dos termos parada e estacionamento, constantes no Anexo I do CTB- Código de Trânsito Brasileiro ( Lei 9.503/97). vejamos :


ANEXO I
DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES


ESTACIONAMENTO – Imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.


                   Rua Artur Alves Pereira(caminhão azul)


Rua da Itália (gol branco)


PARADA – Imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros.


Professor Xavier- O trânsito só muda quando a gente MUDA.

POR QUE ESTACIONAR EM FILA DUPLA?

POR QUE ESTACIONAR EM FILA DUPLA?



Apesar de ser algo já comum de ser visto nas ruas e avenidas da nossa querida Jequié-BAestacionar em fila dupla é infração de trânsito, gera multa e perda de pontos na carteira. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar em fila dupla significa posicionar o carro ao lado de outro que está estacionado corretamente, causando uma obstrução parcial da via.

Portanto, a ferramenta pisca-alerta, utilizada por motoristas, não é uma licença para estacionar ou parar em locais proibidos.
Artigo 47- Capítulo III - DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA

Quando proibido o estacionamento na via, a parada deverá restringir-se ao tempo indispensável para embarque ou desembarque de passageiros, desde que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.

Parágrafo único. A operação de carga ou descarga será regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e é considerada estacionamento. 

Agora vejam a imagem no centro da nossa cidade, onde os condutores infratores estão estacionados na Praça Artur Alves pereira. 


Vejam o que diz o CTB:
Art. 181. Estacionar o veículo:
XI – ao lado de outro veículo em fila dupla:
Infração – grave; (05 pontos) R$ 127,69
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção do veículo;

Amigos, o trânsito é como o nosso lar, só será seguro se você cuidar, pense nisto. 


Professor Xavier- Nem melhor nem pior, apenas diferente.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Poluição do ar matou 7 milhões em 2012, afirma OMS


Poluição do ar matou 7 milhões em 2012, afirma OMS.


A poluição do ar matou 7 milhões de pessoas em 2012, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (25), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) - 

Um número 4,5 vezes maior do que o de mortes causadas pela aids e cerca de 10 vezes maior do que os óbitos por malária, por exemplo. Os resultados confirmam a poluição atmosférica como problema ambiental de maior impacto na saúde mundial, segundo a OMS.

 Uma em cada oito mortes no mundo pode ser atribuída ao "consumo" de ar poluído, segundo a organização.

 

“Poucos fatores de risco têm hoje maior impacto na saúde global do que a poluição do ar;

 

Dessas, 40% foram causadas por doenças cardíacas isquêmicas, 40% por derrames cerebrais e 20% por problemas pulmonares, como o câncer de pulmão. 
Um estudo divulgado no ano passado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade calculou que mais de 17 mil pessoas morrem por ano no Estado de São Paulo em decorrência da poluição do ar - 4,6 mil só na capital.



Professor Xavier-