sexta-feira, 18 de julho de 2014

BEBIDA E DIREÇÃO!


Saiba quanto tempo você deve esperar para dirigir depois de ingerir bebida alcoólica.



O médico Ronaldo Laranjeira, professor titular de psiquiatria e dependência química da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explica que há um conceito fixo na medicina que afirma que o organismo se livra do equivalente a uma dose de álcool por hora. "Uma dose pode ser uma taça de vinho ou chope, ou ainda um daqueles copos bem pequenos de destilado, que o fígado levará cerca de uma hora para metabolizar o álcool no corpo humano", explica.

Sendo assim, se uma pessoa de aproximadamente setenta quilos ingeriu três copos de chope, por exemplo, ela terá de esperar três horas para dirigir. Caso tenha tomado dez taças de vinho, serão necessárias dez horas para que o organismo esteja livre dos efeitos do álcool.


Mas o médico esclarece que os efeitos do álcool variam de acordo com cada pessoa e com uma série de fatores: "Se o indivíduo bebe com o estômago vazio, os efeitos do álcool pelo corpo podem aparecer mais rápido, assim como o corpo feminino demora mais para metabolizar o álcool". Por isso, a Polícia Rodoviária Federal recomenda que se espere pelo menos 12 horas antes de dirigir após a ingestão de álcool.
Não existe nada que se possa fazer para acelerar o processo do metabolismo do álcool no corpo, a despeito de algumas crenças como ingerir café, aspirina, tomar banho gelado ou comer enquanto se bebe. "Nada acelera este limite de uma hora por dose. Se você der um banho gelado em uma pessoa bêbada, você terá um bêbado limpo, mas não vai acelerar a recuperação do sujeito", explica Laranjeira.

LEI SECA

O QUE É
Define que é crime dirigir com a capacidade psicomotora alterada em razão da ingestão de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias químicas
QUAIS AS PROVAS?
- Bafômetro ou exame de sangue que indique mais de 6 dg/l de álcool no sangue

- Testemunho dos agentes policiais e/ou de pessoas próximas, exame clínico e quaisquer provas que valeriam para outros tipos de crime
PUNIÇÕES
- Multa de R$ 1.915,40 (o valor dobra se o motorista for pego dirigindo embriagado novamente dentro de um ano)

- Recolhimento da habilitação e do veículo

- Em casos mais graves no entendimento do delegado na hora da fiscalização: detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir

Professor Xavier:

Ref: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/01/18/saiba-quanto-tempo-voce-deve-esperar-para-dirigir-depois-de-ingerir-bebida-alcoolica.htm

quinta-feira, 3 de julho de 2014

DIRIGIR NA CHUVA - CINCO ERROS!


Veja os cinco erros mais comuns cometidos por motoristas ao dirigir na chuva


A chuva é um dos eventos climáticos mais perigosos com os quais podemos nos deparar ao estar na direção de um caro. Ela afeta a nossa visibilidade, prejudica as condições de estrada e, portanto, altera o comportamento do carro.

Muitos acidentes são gerados na estação chuvosa por diversas imprudências de alguns motoristas. Então, com objetivo de saber o que NÃO fazer na chuva, vamos agora mostra os cinco ERROS mais comuns que as pessoas cometem ao dirigir na chuva.

1. Se manter nas bordas das estradas

Os caminhos são construídos de modo que eles sejam mais elevados no seu centro do que nas extremidades. A escala pode ser mínima, mas faz com que a água deslize para o centro das trincheiras. Se você estiver dirigindo na chuva e se ater à direita ou à esquerda da estrada, você está submetendo o seu carro para o fluxo constante de água ou poças de água, o que você precisa é fazer o oposto, isto é, manter o seu veículo, tanto quanto possível no centro da estrada. Essa área, não estará seca, mas provavelmente estará em melhores condições que nas bordas da estrada onde você passar algum aperto.

2. Dirigir com farol alto

Com a chuva, as nuvens podem tapar o sol, o que reduz a visibilidade na estrada além da cortina de água. Por estas razões é necessário acender as luzes para que outros motoristas possam ver. É claro que não é apropriado usar os faróis altos, que, com a chuva, reflete e dificulta sua visão, além de cegar quem vem na direção contrária.

3. Dirigir com visibilidade zero no pára-brisa

Isso parece óbvio, mas há pessoas que o fazem. Sob forte chuva, a quantidade de água pode obscurecer a visibilidade, não importa se você sabe o caminho, dirigir sem visibilidade não é uma opção. Por mais rápido que seus limpadores estão trabalhando, às vezes você não pode limpar completamente grandes quantidades de água. O melhor é procurar logo um lugar onde haja um local de estacionamento e deixe a chuva passar. Não arrisque sua vida por mais rápido que você queira.

4. Dirigir em “rios” de água

Talvez não literalmente, mas se você ver água corrente em grande quantidade, é melhor não levar o seu carro para a estrada. Você pode ficar encalhado se uma roda prender em um poço que você não veja, na pior das hipóteses, você pode ser arrastado pela forte corrente e seu veículo torna-se um tronco arrastado pelo “rio”. Além de seu carro se tornar inutilizável, você coloca sua vida em risco. 

5. Dirigir rápido demais

Em ruas e avenidas há a indicação de limite de velocidade que existe em cada uma, mas isso se aplica quando estão secas, por isso, quando molhado, deve ser ainda mais cauteloso. É melhor limitar a sua velocidade quando você está dirigindo na chuva.  O pior perigo potencial ao dirigir em alta velocidade é o fenômeno da aquaplanagem, causando perda involuntária de adesão à pista e consequente sensação de “flutuar” com o veículo. Você não terá controla da direção, tração ou freios.

Professor Xavier: Seja inteligente, não troque a prudência pela pressa.


Ref: http://motordream.bol.uol.com.br/noticias/ver/2012/09/13/veja-os-cinco-erros-mais-comuns-cometidos-por-motoristas-ao-dirigir-na-chuva.