quinta-feira, 26 de março de 2015

PRORROGAÇÃO DO EXTINTOR VEICULAR

BOA TARDE A TODOS!

SUBSTITUIÇÃO DO  EXTINTOR DE INCÊNDIO ABC É  ADIADO PARA 1º DE JULHO DE 2015. SEGUNDO REGULAMENTAÇÃO DO CONTRAN QUE SERÁ PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DO DIA 27/03/15. VAMOS AGUARDAR A PRÓXIMA PUBLICAÇÃO.


PROFº. MAURICIO

segunda-feira, 23 de março de 2015

Dicas de segurança para os pedestres.

Pedestres ocupam o 2º lugar em número de indenizações do DPVAT em 2014






Vejamos as regras para a travessia de pedestres são detalhadas pelo Código de Trânsito Brasileiro:

1- Se houver uma faixa de pedestre ou uma passarela por perto, o cidadão deve optar por elas.

2- Quando houver a faixa e semáforo, as travessias deverão ser feitas na faixa de segurança, sob sinal favorável.

3- Quando não houver semáforo, mas houver faixa, pedestres terão preferência sobre veículos.

4- Mesmo na faixa de pedestres, é preciso ficar atento à distância e a velocidade dos veículos, porque nem sempre eles vão obedecer à regra de parar para o cidadão passar.

5- Quando não houver faixa, nem sinalização, o pedestre deverá aguardar na calçada pelo momento oportuno, e atravessar a via na menor distância possível.

6- Tenha sempre certeza de que o motorista notou a sua presença, procurar atravessar a rua sempre em linha reta, percorrendo a menor distância no menor tempo possível, mas sem correr.

7- Em vias urbanas, pedestres devem utilizar calçadas e passeios. Em vias rurais, deverão utilizar o acostamento. Onde não houver, deverão caminhar em sentido contrário ao fluxo de veículos, em fila única.

8- Atenção usuários do transporte coletivo. É preciso ter atenção redobrada, esperar o ônibus parar totalmente e só depois disso descer, para não ter o risco de tropeçar e cair. Depois, aguardar ele se afastar e aí sim atravessar a via.

9- Outras dicas importantes: evitar caminhar em rodovias à noite e em dias chuvosos.

Levando em consideração essas dicas, respeitando a sinalização e as leis, com certeza o pedestre diminuindo as chances de ser vítima de atropelamento.


Professor Xavier- Seja a mudança que vc deseja ver no trânsito. Faça a sua parte no trânsito.

Pedestres ocupam o 2º lugar em número de indenizações do DPVAT em 2014



Os pedestres perdem apenas para os motociclistas tanto em indenizações por morte quanto por invalidez permanente




De acordo com levantamento da Seguradora Líder-Dpvat, uma média diária de 370 pedestres se envolveram em acidentes de trânsito, pediram indenização por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas.
Em 2014 foram pagas, pelo DPVAT, 16.252 indenizações por morte de pedestres no trânsito. Esse número representa 31% do total de indenizações pagas por morte no trânsito de janeiro a dezembro de 2014, que foi de 52.226.
Uma média de 43 óbitos por dia, o que corresponde a 31% dos pagamentos por morte no período. Nos casos de invalidez permanente, foram mais de 50 mil indenizações para pedestres.




Professor Xavier- Seja a mudança que vc deseja ver no trânsito.

sábado, 7 de março de 2015

DIRIGIR CORRETAMENTE EVITA DESGASTE FÍSICO

Como evitar desgaste físico relacionado à maneira de dirigir
A posição correta ao dirigir evita desgaste físico e contribui para evitar situações de perigo.
Siga as orientações:

  1. O condutor deve dirigir com braços e pernas levemente dobrados, evitando tensões;
  2. Deve apoiar bem o corpo no assento e no encosto de banco, o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus;
  3. Deve ajustar o encosto de cabeça de acordo com a altura dos ocupantes do veículo, de preferência na altura dos olhos;
  4. Deve Segurar o volante com as duas mãos, como os ponteiros do relógio na posição de 9 horas e 15 minutos. Assim enxergará melhor o painel, acessará melhor os comandos do veículos e, nos veículos com " air bag", não impedirá o seu funcionamento;
  5. procurar manter os calcanhares apoiados no assoalho do veículos e evitar apoiar os pés nos pedais quando não os estiver usando;
  6. utilizar calçados que se fixe aos pés, para que possa acionar os pedais rapidamente e com segurança;
  7. colocar os cintos de segurança de acordo que se ajuste firmemente ao corpo. O cinto inferior deve passar pela região do abdome e o cinto transversal deve passar sobre o peito e não pelo pescoço;
  8. ficar em posição que permita enxergar bem as informações do painel e verificar sempre o funcionamento de sistemas importante,como exemplo, a temperatura do motor e a pressão do óleo.
    .