quarta-feira, 29 de maio de 2013

NOVA LEI SECA (Lei nº 12760)



LEI Nº 12.760, de 20 de dezembro de 2012 – NOVA LEI SECA
Quais as alterações na legislação de trânsito (Lei nº 9503, de 23 se setembro de 1997) sobre álcool e direção?

O que acontece com o condutor que for flagrado dirigindo sob a influência de álcool ou de qualquer substância psicoativa?
Terá sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por doze meses;
- Multa de R$ 1930,15;
- Retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

QUAL A NOVA LEITURA QUE FAÇO DOS ARTIGOS DO CTB REFERENTE AO USO DE ÁLCOOL NA DIREÇÃO DO VEÍCULO?
Os artigos são 165, 276, 277, 291, 296, 302 e 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):
  
Redação definida pela Lei 12.760

Art. 165.  Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência:
  •  Infração - gravíssima; 
  •   Penalidade - multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses; 
  •  Medida Administrativa - recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

EM QUE MOMENTO O CONDUTOR PODERÁ SER DETIDO?
O condutor que apresentar concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a seis decigramas a penalidade será de:
  • Detenção de seis meses a três anos;
  •  Multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo.

 Obs. Em relação ao exame de sangue, a concentração de álcool será a igual ou superior a seis decigramas por litro de sangue. Caso o teste seja em aparelho de ar alveolar pulmonar (etilômetro) a concentração de álcool igual ou superior a três décimos de miligrama por litro de ar expelido dos pulmões, já caracteriza o crime.
“Art. 262....
§ 5o O recolhimento ao depósito, bem como a sua manutenção, ocorrerá por serviço público executado diretamente ou contratado por licitação pública pelo critério de menor preço.

Art. 276.  Qualquer concentração de álcool por litro de sangue sujeita o condutor às penalidades previstas no art. 165 deste Código.
Parágrafo único. O Contran disciplinará as margens de tolerância quando a infração for apurada por meio de aparelho de medição, observada a legislação metrológica. Conforme art. 306 §1º I.

Art. 277. Todo condutor de veículo automotor, envolvido em acidente de trânsito ou que for alvo de fiscalização de trânsito, sob suspeita de dirigir sob a influência de álcool será submetido a testes de alcoolemia, exames clínicos, perícia ou outro exame que, por meios técnicos ou científicos, em aparelhos homologados pelo CONTRAN, permitam certificar seu estado. 

§ 1o Revogado.
§ 2o  A infração prevista no art. 165 deste Código poderá ser caracterizada pelo agente de trânsito mediante a obtenção de outras provas em direito admitidas, acerca dos notórios sinais de embriaguez, excitação ou torpor apresentados pelo condutor, 

SE O CONDUTOR RECUSAR A FAZER O TESTE?
Ao condutor que se recusar: Serão aplicadas as penalidades e medidas administrativas estabelecidas no art. 165 do CTB

Art. 291. Aos crimes cometidos na direção de veículos automotores, previstos neste Código, aplicam-se as normas gerais do Código Penal e do Código de Processo Penal;
§ 1o  Aplica-se aos crimes de trânsito de lesão corporal culposa o disposto nos arts. 74, 76 e 88 da Lei no 9.099, de 26 de setembro de 1995, exceto se o agente estiver: 


I - sob a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência; 
II - participando, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística, de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente; 
III - transitando em velocidade superior à máxima permitida para a via em 50 km/h (cinquenta quilômetros por hora). 
§ 2o  Nas hipóteses previstas no § 1o deste artigo, deverá ser instaurado inquérito policial para a investigação da infração penal.
aberto um inquérito policial.
Os crimes serão de ação pública incondicionada, ou seja, não dependem de representação da vítima.
Art. 296.  Se o réu for reincidente na prática de crime previsto neste Código, o juiz aplicará a penalidade de suspensão da permissão ou habilitação para dirigir veículo automotor, sem prejuízo das demais sanções penais cabíveis.

Art. 302. Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor:
        Penas - detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
        Parágrafo único. No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de um terço à metade, se o agente:
        I - não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação;
        II - praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada;
      III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente;
        IV - no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros.
      V - estiver sob a influência de álcool ou substância tóxica ou entorpecente de efeitos análogos. (Incluído pela Lei nº 11.275, de 2006)  (Revogado pela Lei nº 11.705, de 2008)
A Lei 11.705 também revogou o inciso V do parágrafo único do artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), isso significa que a previsão de se caracterizar o homicídio cometido na direção do veículo sob influência de álcool em culposo foi retirada do CTB.
 
Art. 306.  Conduzir veículo automotor, na via pública, estando com concentração de  álcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas, ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência:
Penas - detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
§ 1o  As condutas previstas no caput serão constatadas por: 
I - concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue (6 dg/L) ou igual ou superior a 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar; ou 
II - sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo Contran, alteração da capacidade psicomotora na forma do art. 5º. 
§ 2o  A verificação do disposto neste artigo poderá ser obtida mediante teste de alcoolemia, exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova em direito admitidos, observado o direito à contraprova.  
§ 3o  O Contran disporá sobre a equivalência entre os distintos testes de alcoolemia para efeito de caracterização do crime tipificado neste artigo.”(NR) 
Art. 2o  O Anexo I da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997, fica acrescido das seguintes definições:
ANEXO I 
DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES:
AR ALVEOLAR - ar expirado pela boca de um indivíduo, originário dos alvéolos pulmonares. 
ETILÔMETRO - aparelho destinado à medição do teor alcoólico no ar alveolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário