AIRBAG O QUE É?
Airbag,
também conhecido por bolsa de ar
ou almofada de ar, é um
componente de segurança dos carros, que pode ser usado em algumas máquinas industriais e
em robôs
de pesquisa, que funciona de forma simples:
Quando o carro sofre um grande impacto, vários sensores
dispostos em partes estratégicas do veículo
(frontal, traseiro, lateral direito, lateral esquerdo, atrás dos bancos do
passageiro e motorista, tipo cortina no forro interno da cabina) são acionados
emitindo sinais
para uma unidade de controle que por sua vez checa qual sensor foi atingido e
assim aciona o airbag mais adequado.
Este dispositivo é constituído de pastilhas de nitrogênio
que são acionadas por uma descarga elétrica pela central eletrônica dentro de
um balão de ar muito resistente,
que é o próprio Airbag; este, por sua vez, se enche rapidamente, amortecendo
assim o choque e evitando que motorista e passageiros sofram danos físicos
principalmente no rosto, peito e coluna. Para evitar o asfixiamento, o Airbag
vai perdendo pressão após o acionamento.
VOCÊ SABIA: O
primeiro airbag foi instalado pela Mercedes em 1980. Além do airbag, a Mercedes
foi também a primeira marca a introduzir os pré tensores dos cintos de
segurança e o sistema ABS. http://www.emercedesbenz.com/Oct05/27MercedesCelebrates25YearsOfAirbag.html
Como se enche o airbag
Para que as pessoas sejam
protegidas pelos airbags é necessário que eles sejam inflados muito
rapidamente: 25 milésimos de segundo, cinco vezes mais rápido que o piscar de
olhos. A reação química escolhida para encher o airbag tão rapidamente foi a
decomposição de azida de sódio.
A azida de sódio é um composto
químico muito instável e tóxico, constituído por átomos
de sódio
e de nitrogênio
(NaN3). No sistema de airbag a azida de sódio encontra-se num
pequeno contentor, juntamente com nitrato de potássio (KNO3) e óxido de
sílicio ( SiO2). Quando acontece a activação do airbag,
ocorre uma ignição electrónica que aquece a azida de sódio a mais de 300 °C.
Esta temperatura desencadeia a reacção química de decomposição da azida de
sódio em sódio metálico (Na) e em nitrogênio molecular (N2).
O nitrogênio molecular é
libertado como um gás, que rapidamente enche o airbag. É no entanto necessário
ter cuidado com o sódio, que é um metal muito reactivo. Este reage rapidamente
com nitrato de potássio, libertando mais nitrogênio molecular, óxido de sódio e óxido
de potássio. Finalmente estes óxidos
reagem com o óxido de silício formando-se vidro em pó.
O vidro formado é filtrado de
forma a não entrar na almofada. O nitrogênio molecular é um gás inerte e não
combustível. Em caso de colisão o nitrogênio não reage, pelo que não é um
perigo para o condutor e passageiros. Quase ao mesmo tempo que a almofada se
enche começa a esvaziar de forma controlada, outra forma de amortecer o choque.
Professor Xavier!
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