quinta-feira, 6 de março de 2014

Cuide bem dos seus pneus!


Cuide bem dos seus pneus!



Poucas pessoas se lembram, mas trabalhei na oficina (Fazendeira) como mecânico cerca de 15 anos e 5 anos na (Calibras Pneus) como alinhador e balanceador de rodas de veículos. O que mim deu uma larga experiência para atuar como instrutor teórico nos centros de formação de condutores.
Por isso mesmo, trago agora para vocês algumas imagens e relevantes dicas de como cuidar bem dos seus pneus. 

Visto que os hábitos e costumes de cada motorista ao volante têm grande influência no desgaste e na durabilidade dos pneus do seu carro.


Vejam as imagens por mim registradas no centro da nossa cidade:

 


As imagens revelam como os condutores estacionam seus veículos de maneira errada, pois desta maneira o aço localizado na banda de rodagem do pneu se desloca, causando ondulações, instabilidade do veículo,  deslocamento do aço, bolhas no pneu, perda do alinhamento e balanceamento bem como danos na suspensão e em toda estrutura do veiculo, causando com isso também o desalinhamento do volante e maior risco de estouro por impacto, pedras e perfurações.

Desta forma, o correto seria não deixar o pneu encostar no  meio fio, trazendo com isso uma sob carga.


É importante lembrar que não se deve colocar pneus de desenhos diferentes, mesmo que tenham medidas idênticas. Igualmente, não se deve usar pneus maiores ou menores do que a medida original.
Essas práticas podem afetar três pontos importantes em seu veículosegurança, desempenho e conforto – com mais vibração ao rodar, frenagem alterada e menor estabilidade.     
    
Alinhamento e balanceamento são recomendáveis a cada três meses, na troca ou reparo dos pneus ou se o carro apresentar trepidações no volante. Outro fator altamente recomendável é o rodízio dos pneus a cada 5.000 km. Além de prolongar a vida útil dos pneumáticos, essas medidas garantem melhor dirigibilidade e que peças da suspensão não se desgastem prematuramente.

No quadro abaixo, você vai encontrar algumas recomendações úteis para o bom desempenho dos pneus.
         EVITE                                                  POR QUE

Dirigir em alta velocidade.
A alta velocidade propicia um flexionamento excessivo da carcaça, o que provoca um superaquecimento dos pneus, acelerando o desgaste da banda de rodagem.
Fazer curvas em velocidade.
Essa situação força o arrasto dos pneus e origina um desgaste maior na área do ombro.
Freadas ou arrancadas bruscas.
       Essa situação força o arrasto dos pneus e origina um desgaste maior na área do ombro.
Subir ou descer das guias da calçada, em acostamentos ou outros desníveis com severidade (impactos em geral).
Esse hábito pode causar cortes e arrancamentos da banda de rodagem e quebras nos cordonéis da carcaça, resultando em separações e até estouros.
Raspar os pneus no meio-fio.
O atrito violento ou repetido entre o costado do pneu (que é a área de flexionamento e a mais delgada da estrutura do pneu) e o meio-fio pode provocar separações e arrancamentos nessa área.

Não se esqueça de que para um melhor desempenho dos pneus:
*Calibre os pneus sempre frios, semanalmente, de acordo com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo. 
*Não se esqueça do pneu estepe.
·         * Não exceda o limite de peso permitido do veículo.
·        *Efetue check-ups periódicos e reparos em lojas especializadas.
      
      Professor Xavier 

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