quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Blindagem de veículos




A blindagem é um procedimento que altera as características originais do veículo e que, atualmente, só pode ser feito mediante autorização do Exército. Apenas veículos blindados antes de 22 de agosto de 2002 não precisavam da permissão. Também há necessidade de pedir uma pré-autorização ao DETRAN.

O cliente receberá uma sequência numérica autorizando a realização do serviço em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL), acreditada pelo Inmetro e licenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Na ITL, o cliente obterá o Certificado de Segurança Veicular (CSV), que deve ser apresentado no posto de vistoria do DETRAN, quando o cliente for regularizar a documentação do veículo. Após a realização do serviço em uma blindadora, o cliente deve quitar débitos do veículo, pagar taxa do DETRAN em qualquer agência bancária (Duda de alteração de características, no valor de R$ 81,92) e voltar a ligar para o Detran para agendar o serviço de alteração de características do veículo.

 A informação de blindagem passará a constar no campo Observações do CRV e do CRLV. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, conduzir o veículo com característica alterada é uma infração de natureza grave, punida com multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo para regularização.

Valor da blindagem

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), Christian Conde, uma blindagem com o nível de proteção mais usado pelo mercado, o nível III-A, dificilmente terá um custo inferior a 40.000 reais. “Um valor menor que isso para esse nível pode indicar que a blindadora está tomando um prejuízo para fazer um preço menor ou que ela está repassando algum tipo de prejuízo ao consumidor"

Dados da Molicar, empresa que pesquisa os preços efetivamente praticados no mercado, mostram que o carro blindado mais barato atualmente disponível no mercado nacional é o Ford Ka Sport 1.6. Seu preço original é de 33.500 reais, mas sua versão blindada custa 71.200 reais.

O QUE É PRECISO SABER:
Algumas perguntas básicas para quem pretende fazer uma blindagem no carro
1. Que partes do veículo ela abrange?
A mais simples cobre todas as partes da cabine, com exceção do piso. É importante observar se a cobertura é total
2. Posso blindar somente os vidros?
É possível, mas nenhuma empresa recomenda. Gasta-se muito dinheiro (cerca de 70% de uma blindagem completa) para pouca proteção
3. Como é feita a assistência técnica?
Há empresas que oferecem a manutenção até mesmo em fins de semana. O importante é ver em quanto tempo a oficina devolve o carro
4. Qual a garantia das empresas?
Os defeitos apresentados na blindagem são cobertos por até dois anos. Os problemas mais freqüentes são pequenas bolhas nos vidros. Elas aparecem nos espaços entre as lâminas superpostas
5. O aumento de peso no carro influencia a dirigibilidade?
A blindagem mais comum tem de 100 a 200 quilos. O automóvel fica um pouco mais baixo e o tempo de frenagem aumenta. A recomendação é calibrar os pneus com a pressão máxima
6. Como fica o nível de ruído?
Uma blindagem bem-feita não causa ruídos. Acontece o oposto. O vidro mais grosso e as portas recheadas diminuem o barulho da rua
7. O pagamento é facilitado?
Há empresas que financiam em até doze vezes o pagamento pelo serviço. Outras trabalham com consórcios
8. Posso blindar um carro popular?
Pode, mas não vale a pena. A blindagem, além de sair pelo dobro ou triplo do preço do carro, reduz demais o desempenho do motor.



Professor Xavier!

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