quinta-feira, 27 de junho de 2013

CELULAR MATA!

CELULAR MATA!

Uso de celular na direção causa distração e aumenta o risco de acidentes no trânsito.




Entre as infrações de trânsito na cidade de Jequié, dirigir falando ao celular é uma das irregularidades que mais causa distração ao volante.  E este tem sido um comportamento freqüente de pessoas de diversas classes sociais, autoridades, comerciantes, empresários, doutores, servidores públicos, gente simples e até mesmo pessoas formadoras de opiniões.

Na posição de instrutor, posso aqui com conhecimentos dizer que ao falar no celular ao dirigi, o condutor reage de forma mais lenta e com sérias limitações, com menos atenção ao retrovisor, à sinalização e ao próprio fluxo do trânsito. A situação ideal é que, ao assumir o volante, ele desligue seu aparelho celular, para que nem mesmo se sinta tentado ou na curiosidade, na vontade de atender o celular.


Classificada como média, cabendo multa de R$ 85,13 e soma de 04 (quatro) pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), parece que não significa nada para estes infratores, que mesmo tendo o conhecimento da lei, mantêm um comportamento ariscado que pode colocar a sua vida e a de outros em perigo, já que o celular reduz a atenção do condutor, que deixa de estar concentrado nas vias de trânsito, aumentando as chances de acidentes.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), 80% dos motoristas utilizam o celular ou outras tecnologias que tiram o foco da direção enquanto o motorista dirigi.

Capítulo XV - DAS INFRAÇÕES

Art. 252

Dirigir o veículo:

VI - utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;
Infração-média;
Penalidade - multa.

    Um forte abraço do amigo e professor Xavier
      Falar ao celular dirigindo pode ser mais perigoso do que parece!







Nenhum comentário:

Postar um comentário