domingo, 9 de junho de 2013

ESTAMOS DE OLHO! (Fila dupla)


ESTAMOS DE OLHO!





Oi amigos,

Com as imagens acima que retratam  duas infrações de trânsito em nossa cidade, sendo a primeira na Praça da Bandeira  e a segunda na Rua Jerônimo Sodré, onde os veículos encontram-se estacionados em fila dupla, é que estou de volta desta vez, para poder falar de algo também muito importante que com certeza irá ajudar e muito as pessoas desinformada e as desatentas da nossa cidade, que ainda teimam  em ESTACIONAR seus veículos de maneira irregular.

Mas, pra isso gostaria de perguntar-lhes qual é a diferença entre ESTACIONAMENTO E PARADA?

Vejamos então agora, o que diz o ANEXO I - que fala dos CONCEITOS E DEFINIÇÕES, que estão no (CTB) (Código de Trânsito Brasileiro):

ESTACIONAMENTO -  É a imobilização do veículo por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.

PARADA -  É a imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros.


Vejamos estão agora o que menciona o (CTB), sobre infrações e normas de circulação de condutores, sobre esta pratica:

CAPÍTULO III - DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA

Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem:

I - Abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas;


Art. 181. Estacionar o veículo:

XI - ao lado de outro veículo em fila dupla:

Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - remoção do veículo;


Portanto fique atento, pois este tipo de infração é considerada grave, gerando multa de R$ 127,00 e o motorista GANHA 5 pontos na carteira. Sendo assim, por mais difícil que seja encontrar uma vaga para parar ou estacionar, é importante não parar em fila dupla, pois além de correr o risco de ser multado, está causando transtorno para os outros motoristas que tem sua faixa parcialmente obstruídas, além de aumentarem as chances de provocar um acidente de trânsito.

Um forte abraço professor Xavier.




Um comentário:

  1. Oi professor, infelizmente vemos esta atitude todos os dias, em vários locais, é uma verdadeira bagunça o trânsito da nossa cidade e enquanto as autoridades não aplicarem as leis com vigor muitos condutores continuarão se sentindo os donos das vias. O bom seria que nossos colegas que aprenderam do jeito certo praticassem o que aprenderam. Gecilda

    ResponderExcluir